Ministrante: Martha Paz
Objetivo: Coletar, analisar e trabalhar os sons do ambiente que nos cerca, classificando-os, compondo e criando paisagens sonoras ou eco-paisagens sonoras.
13/06 - último encontro da Oficina!
Avaliação da oficina. Atividades de confraternização. Os alunos demonstraram motivação para dar continuidade ao trabalho apresentado.
Encontro dia 6/06: Organização da mostra das oficinas
Apresentaram para os pais/responsáveis e demais alunos e professores do Colégio o trabalho de Ecocomposição criado nas Oficina.
Da Paisagem sonora à Ecocomposição:
para escutar a ecocomposição: https://youtu.be/WaYk4uZX3lQ
Fragmentos da ecopaisagem: https://youtu.be/axFYW-vLeLA
O DIA A DIA DE UM ESTUDANTE DO CAp/UFRGS
Secções sonoras do projeto:
1) Sons do amanhecer: silêncio, brisa, galos, quero-queros, outros pássaros, latidos de cahorros
2) Chuva, vento, trovões e despertador
3) Alerta de mensagem de whatsap
4) Sons de trânsito denso
5) Acidente de automóvel com sirene de carro de polícia e de ambulância
6) Alunos na van indo para o colégio
7) Alunos entrando no colégio
8) Sons das catorritas, quero-quero, do vento nas folhas das árvores
9) Alunos jogando bola na quadra
10) Sala de aula
11) Recreio
12) Enchendo copo com água
13) Sons na sala de aula
14) Saída do colégio
15) Van pegando os alunos
16) Alunos na van indo para casa ao som da música Despacito
10° dia: 30/05:
Todos os sons, gravados em MP3, foram aglutinados, alguns em sequência e outros simultaneamente no Programa Audacity.
Finalizaram as pesquisas e composições sonoras e planejaram a dinâmica da apresentação da mostra de oficinas.
9° dia: 23/05:
Vivenciaram o programa Audacity.
Continuaram suas pesquisas em busca de sons para complementar a ecocomposição O dia a dia de um estudante do CAp/UFRGS.
8º dia: 16/05:
Realizaram experiências e gravações dos sons cotidianos para usar na composição coletiva. Muitos sons foram gravados pelos alunos e enviados pelo watsapp. Apresentação do programa de Audacity.
Link para visualizar as paisagens sonoras coletadas: https://youtu.be/zBYl0vJwj5c
6° dia: 02/05:
Construíram uma composição sonora. Criaram uma história em dupla e gravaram os sons em MP3 no repositório de sons do Google Drive. Fizeram simulações de sons das histórias criadas em duplas.
5° dia - 25/04:
3º dia - 11/04:
2º dia - 04/04:
Exploraram a coleta do soundscape do CAp. Classificaram os sons com subsídios em R. Murray Schafer. Criaram no Google Drive um repositório dos sons coletados para armazenar os arquivos em MP3: soundscape do CAp e de outros contextos.
1º dia - 28/03:
Apresentação da oficina.
Com a intenção de aguçar a sensibilidade auditiva e perceptiva, realizaram a audição e o reconhecimento de alguns sons gravados: paisagem sonora; sons do corpo humano; sons dos objetos domésticos. Após, no patio escolar, os alunos ouviram os sons, gravaram, filmaram e tiraram fotos do ambiente escolar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário