Ministrantes: Cláudia, Ângela, Luísa, Nalim e Daniela
Objetivo:
Introduzir a língua italiana a partir de clássicos da literatura
infantil.
13/06 - último encontro da
Oficina!
10º dia -
30/05:
Hoje os alunos aprenderam uma música nova em ciranda, com o
vocabulário das cores. A partir dessa música, retomamos todo o vocabulário
trabalhado nas aulas anteriores. Depois disso, os alunos fizeram uma atividade
de colagem com o nome do Pinóquio (personagem trabalhado nas três primeiras
aulas), e também uma atividade de pintar a bandeira da Itália, que retomou as
cores do primeiro exercício.
9° dia - 23/05:
No nosso encontro de hoje descobrimos mais palavras e
expressões da língua italiana através do teatro! As crianças foram os próprios
protagonistas da história da Branca de Neve - Biancaneve e i sette nani. Foi muito divertido aprender através da atuação!
8° dia - 16/05:
Na aula
de hoje aprendemos brincando! As professoras introduziram o jogo
"Twister" na língua italiana, explorando termos como "pés",
"mãos", e "esquerdo" e "direito". As crianças se
puderam vivenciar uma dinâmica que uniu aprendizado com brincadeira,
estimulando o processo de reconhecimento e guarda das informações.
7º dia - 10/05:
Hoje iniciamos uma nova história na nossa oficina:
"Biancaneve". Para introduzir os personagens, levamos as
figuras coladas em palitos. Após essa introdução, ensinamos como se
apresentar em italiano. Em círculo, os alunos perguntaram uns aos outros os seus
nomes utilizando as frases: "Come ti chiami?" e "Io mi
chiamo...." Como os nomes dos sete anões em italiano eram
bem diferentes em relação ao português, fizemos um telefone sem fio
com o nome de alguns deles. Após essa brincadeira, os alunos aprenderam os
número de um a dez. Para finalizar a aula, fizemos uma atividade em que as
crianças deveriam colar um cartão com um dos numerais, escrever o número por
extenso e colar a quantidade de palitos de picolé referente a ele.
6º
dia - 02/05:
Hoje iniciamos a aula contando a história "I tre
porcellini" toda em italiano fazendo pausas para explicar. Depois desta
atividade, os alunos recontaram a história através de um teatro. Para
isso, três alunos foram os porquinhos e uma aluna, o lobo mau. As outras
crianças foram as casas dos porquinhos. Após o teatro, os alunos jogaram uma
adaptação do "jogo do mico", que chamamos de "gioco del lupo
cattivo". Para finalizar e retomar o vocabulário das partes do corpo, eles
receberam uma folha com o desenho de uma criança no qual deveriam escrever nome
das partes do corpo.
5º dia - 25/04
Foram redistribuídas as figuras dos treze animais com os respectivos nomes em italiano, conforme a aula anterior. Retomamos com eles quais os nomes desses animais em italiano e os sons que eles fazem, depois começamos a seguinte brincadeira: Colocamos uma música em italiano com os sons e os nomes dos animais, e organizamos os alunos em roda. Enquanto a música tocava, eles passavam de mão em mão il lupo cattivo. Quando a música parava, quem ficasse com o lupo cattivo na mão falava o nome do seu animal e o som que ele faz. Foi muito divertido! A atividade seguinte foi um jogo de memória, também dos animais, com a imagem de cada um e o seu nome em italiano. No início nem todos participaram, mas aos poucos foram se envolvendo e gostaram! Para encerrar a aula eles receberam uma folha com os nomes e as fotos dos animais misturados . Eles precisavam ligar o nome à imagem, e depois podiam colorir se quisessem, e adicionar mais animais que lembravam.
4º dia - 18/04
Hoje nossa aula teve seu horário
reduzido, pois era aniversário da escola. Iniciamos a aula apresentando
os personagens da história a ser trabalhada a seguir: "I Tre
Porcellini". Os alunos foram convidados a partilhar o que já sabiam sobre
a história. Logo após, foram distribuídas figuras de treze
animais com os respectivos nomes em italiano, uma para cada pessoa. Através dessas figuras os alunos puderam aprender o
som que cada animal faz, bem como o seu nome em italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário