C'era una volta...

  Ministrantes: Cláudia, Ângela, Luísa, Nalim e Daniela



 Objetivo:  Introduzir a língua italiana a partir de clássicos da literatura infantil.

13/06 - último encontro da Oficina! 

E, no último encontro da oficina, teve despedida, muitos abraços e pizza!










10º dia - 30/05:

Hoje os alunos aprenderam uma música nova em ciranda, com o vocabulário das cores. A partir dessa música, retomamos todo o vocabulário trabalhado nas aulas anteriores. Depois disso, os alunos fizeram uma atividade de colagem com o nome do Pinóquio (personagem trabalhado nas três primeiras aulas), e também uma atividade de pintar a bandeira da Itália, que retomou as cores do primeiro exercício.
















9° dia - 23/05:


No nosso encontro de hoje descobrimos mais palavras e expressões da língua italiana através do teatro! As crianças foram os próprios protagonistas da história da Branca de Neve - Biancaneve e i sette nani. Foi muito divertido aprender através da atuação!










8° dia - 16/05:


Na aula de hoje aprendemos brincando! As professoras introduziram o jogo "Twister" na língua italiana, explorando termos como "pés", "mãos", e "esquerdo" e "direito". As crianças se puderam vivenciar uma dinâmica que uniu aprendizado com brincadeira, estimulando o processo de reconhecimento e guarda das informações.













7º dia - 10/05:

Hoje iniciamos uma nova história na nossa oficina: "Biancaneve". Para introduzir os personagens, levamos as figuras coladas em palitos. Após essa introdução, ensinamos como se apresentar em italiano. Em círculo, os alunos perguntaram uns aos outros os seus nomes utilizando as frases: "Come ti chiami?" e "Io mi chiamo...." Como os nomes dos sete anões  em italiano eram bem diferentes em relação ao português,  fizemos um telefone sem fio com o nome de alguns deles. Após essa brincadeira, os alunos aprenderam os número de um a dez. Para finalizar a aula, fizemos uma atividade em que as crianças deveriam colar um cartão com um dos numerais, escrever o número por extenso e colar a quantidade de palitos de picolé referente a ele. 







          
                         

6º dia - 02/05:

Hoje iniciamos a aula contando a história "I tre porcellini" toda em italiano fazendo pausas para explicar. Depois desta atividade, os alunos recontaram a história através de um teatro. Para isso, três alunos foram os porquinhos e uma aluna, o lobo mau. As outras crianças foram as casas dos porquinhos. Após o teatro, os alunos jogaram uma adaptação do "jogo do mico", que chamamos de "gioco del lupo cattivo". Para finalizar e retomar o vocabulário das partes do corpo, eles receberam uma folha com o desenho de uma criança no qual deveriam escrever nome das partes do corpo.


























5º dia - 25/04

Foram redistribuídas as figuras dos treze animais com os respectivos nomes em italiano, conforme a aula anterior. Retomamos com eles quais os nomes desses animais em italiano e os sons que eles fazem, depois começamos a seguinte brincadeira: Colocamos uma música em italiano com os sons e os nomes dos animais, e organizamos os alunos em roda. Enquanto a música tocava,  eles passavam de mão em mão il lupo cattivo. Quando a música parava, quem ficasse com o lupo cattivo na mão falava o nome do seu animal e o som que ele faz. Foi muito divertido! A atividade seguinte foi um jogo de memória, também dos animais, com a imagem de cada um e o seu nome em italiano. No início nem todos participaram, mas aos poucos foram se envolvendo e gostaram! Para encerrar a aula eles receberam uma folha com os nomes e as fotos dos animais misturados . Eles precisavam ligar o nome à imagem, e depois podiam colorir se quisessem, e adicionar mais animais que lembravam.







4º dia - 18/04


Hoje nossa aula teve seu horário reduzido, pois era aniversário da escola. Iniciamos a aula apresentando os personagens da história a ser trabalhada a seguir: "I Tre Porcellini". Os alunos foram convidados a partilhar o que já sabiam sobre a história. Logo após, foram distribuídas figuras de treze animais com os respectivos nomes em italiano, uma para cada pessoa. Através dessas figuras os alunos puderam aprender o som que cada animal faz, bem como o seu nome em italiano.







3º dia - 11/04

Hoje foi a terceira aula da Oficina “C’era una volta...”. Para finalizar o trabalho feito com a história Pinocchio, fizemos um pequeno teatro com fantoches e outros objetos para incrementar o cenário. Após o teatro, os alunos foram convidados a recontarem a história utilizando os fantoches. Na aula passada, nós trabalhamos com a partes do corpo e, nesta aula, trabalhamos com as cores. A atividade funcionou da seguinte forma: havia dois dados. Um com diversas ações como: cantare, salutare, ballare, etc. e o outro com o nome das cores em preto e branco. Distribuímos crachás coloridos e as crianças foram divididas em duplas que representavam seis cores. Cada dupla jogava,  na sua vez, o dado, determinando a cor e a ação que a dupla realizaria. No final da aula, os alunos coloriram um desenho que, primeiramente, parecia um simples mosaico, porém, cada pedaço do mosaico tinha um símbolo que representava uma cor. Com o desenho colorido, se revelava a figura do Pinocchio. Todas as atividades foram muito divertidas e os alunos disseram que gostaram muito.







 2º dia - 04/04:

Hoje foi a segunda aula da Oficina “C’era una volta...”. Apresentamos os personagens da história Pinocchio e seus nomes em italiano. Usamos o personagem principal da história para ensinar as partes do corpo humano. Fizemos duas brincadeiras para fixar o vocabulário novo: uma atividade que consistia em colar palavras referentes às partes do corpo no próprio corpo e um jogo da memória com palavras e figuras. Ao final da aula, os alunos coloriram máscaras de alguns personagens da história.












1º dia - 28/03:

Hoje foi a primeira aula da Oficina de Italiano! Trabalhamos com o mapa da Itália, e com ele aprendemos alguns nomes de cidades, monumentos e pessoas importantes. Quem guiou nosso passeio pela Itália foi o nosso amigo Grillo Parlante (Grilo Falante), personagem da história infantil Pinocchio (Pinóquio). Nós também fizemos nossos próprios grilos de Origami. Os alunos ficaram muito empolgados quando viram o seu grilo pronto, e cada um levou o seu para casa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário