Objetivos:
Explorar os sentidos; Identificar e nomear diferentes informações
sensoriais que nos cercam.
13/06 - último encontro da
Oficina!
10° dia: 30/05
Momento de reflexão frente às experiências e
conhecimentos adquiridos ao longo da oficina. Criação de um memorial com o
conteúdo criado pelos alunos.
13/06 - último encontro da
Oficina!
9° dia: 23/05
Chocolate e espiral
Começamos a aula cantando a música "chocolate",
com um jogo de coordenação de mãos.. Então, pudemos observar, cheirar e provar
três tipos de chocolate: amargo, ao leite e branco.
Por fim, trabalhamos no desenho de espirais, mas
trabalhando em equipe. Um completava o trabalho do outro, enquanto sons
estranhos tentavam nos desconcentrar...
Depois fizemos a
observação dos aipos que estavam há uma semana nos corantes alimentícios.
Resultado da experiência da última oficina: O corante
natural adentrou a seiva do aipo, alterando sua composição e cor original.
8º dia: 16/05
Pintando com tinta de alimentos (naturais e
artificiais)
A experiência desse dia, começou bem antes da aula.
Um dia antes as profes Fernanda e Juliana bateram no liquidificador beterraba,
cenoura e espinafre. Depois de liquidificar, coaram, ficando só com o suco de
cada um desses vegetais.
No dia da oficina, os alunos puderam pintar com as
cores vermelha (da beterraba), verde (do espinafre) e laranja (da cenoura) como
se fossem aquarelas. Depois da pintura, observar como a cor do pigmento vai
mudando a medida que seca no papel.
Antes mesmo da oficina começar, os alunos também
foram até a sala de artes para verem partes de um aipo serem colocadas em
corantes alimentícios artificiais. No final dessa manhã, um pouco da cor já estava
sendo absorvida pelo aipo. Essa observação seguiu nos encontros seguintes.
7º dia: 09/05
Como na
primeira aula, os alunos experimentaram as árvores de um jeito diferente.
Foram
distribuídos máscaras em que a visão se tornava parcial. As máscaras só
deixavam um olho aberto e com visão restrita a diferentes formatos, como
círculos, triângulos, elipses, etc. As crianças puderam desenhar a mesma árvore
sob diferentes perspectivas. Depois da experiência, observaram seus desenhos e
discutiram sobre como o óculos modificava, atrapalhava ou focava seu olhar no
percurso entre a árvore e o papel.
6° dia: 02/05
Na aula de hoje experienciamos a criação de pigmentos e tintas a partir de extratos naturais, como a cenoura, o espinafre e a beterraba. Foi muito divertido e curioso descobrir como podemos usar cascas de alimentos para produzir tintas naturais e não-tóxicas, e, assim, desenvolver um conhecimento sustentável. Depois da experiência, os alunos escreveram um breve relato sobre o que vivenciaram e aprenderam durante a oficina.
5° dia - 25/04:
Ao som da música "Passeio no Zoológico", de Alda Oliveira, os alunos da oficina desenharam animais pela parede forrada de papel, conforme a música trocava o animal as crianças trocavam de lugar e iniciavam novo desenho. A novidade foi o desenho feito com uma canetinha presa na ponta de uma taquara. Essa experiência impôs uma dificuldade: desenhar com algo muito mais longo que o de costume. Entretanto, proporciona um exercício de afastamento do papel e soltura do gesto para desenhar.
Ao final da aula, com bolinhas, fizeram massagem ao mesmo
tempo em que receberam massagem dos colegas.
4º dia -
18/04:
Parte do tempo da nossa oficina foi utilizado para
comemorarmos o aniversário de 63 anos do Colégio de Aplicação. Ao retornarmos,
fizemos o registro das experiências que tivemos com os 5 sentidos nessa
atividade diferente da escola, como: experimentar e sentir o cheiro do bolo de
aniversário no horário do lanche, sentar no chão do saguão da escola, ver uma
apresentação no palco e outra no pátio e ouvir o diretor falar ao microfone.
Por fim, fizemos um momento de concentração em torno de um
metalofone, experimentando tocarmos juntos ou alternadamente.
3º dia -
11/04:
No terceiro encontro da Oficina Experimentar começamos
tentando imaginar o que poderia ser feito com uma meia e um copo com arroz e
camomila.Lembramos e registramos a aula passada e
verificamos como as conchas construídas ficaram.
Com a música "O Silêncio" de Carlinhos Brown e Arnaldo
Antunes criamos movimentos possíveis de serem copiados por nossos colegas.
Após a socialização deles, experimentamos os movimentos com um instrumento
grudado ao corpo.
Na última atividade prática, usamos nossa meia, agora transformada em
"tapa-olho com perfume" para relaxarmos.
Concluímos registrando o que fizemos na aula de hoje.
Com a música "O Silêncio" de Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes criamos movimentos possíveis de serem copiados por nossos colegas. Após a socialização deles, experimentamos os movimentos com um instrumento grudado ao corpo.
Na última atividade prática, usamos nossa meia, agora transformada em "tapa-olho com perfume" para relaxarmos.
Concluímos registrando o que fizemos na aula de hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário