Ministrantes:
Débora e Fernanda D.
Objetivos: Promover atividades de alfabetização visual; Problematizar os conhecimentos anteriores das crianças sobre cinema com as aprendizagens ao longo da oficina; Ampliar o repertório visual dos alunos nas diversas formas de produção visual existente para crianças; Planejar e filmar um vídeo em formato filme-minuto para ser exibido na Mostra das Oficinas.
Finalização dos trabalhos e realização do material para exposição da mostra de oficinas.
8° dia - 23/05:
No encontro de hoje, os alunos experienciaram a criação de flip-books - pequenos livretos que, formando imagens em sequência, permitem a animação dos desenhos no movimentar das folhas. Além disso, outros grupos optaram por criar enredos para animações de stop-motion a partir de legos e cenários personalizados.
7° dia - 16/05:
Hoje a
dinâmica proposta aos alunos foi de desenvolver "story boards"
-realização de desenhos/rascunhos a fim de estruturar e criar um projeto de
animação. Além disso, outros grupos ficaram responsáveis com a realização dos
stopmotions (animações) e para isso atuaram e gravaram as cenas sugeridas pelo
grupo.
6º dia - 09/05:
Teve bruxa,
teve caldeirão, teve poção!
Teve até brincadeira da bruxa com seu caldeirão!
Este ser encantado mexe com a nossa imaginação!
5º dia - 02/05:
Fotos da oficina de cinema do dia 2 de maio. Nesse
encontros alunos assistiram ao filme ET.
3º
dia - 11/04:
No primeiro momento os alunos
assistiram a um vídeo sobre a história do cinema, com sua evolução e principais
datas. As professoras problematizaram com os alunos os temas do vídeo em forma
de debate, onde cada um poderia falar quais pontos do vídeo mais chamaram
atenção e por qual motivo.
Após este primeiro momento todos
construíram juntos uma linha do tempo da evolução do cinema, com as datas mais
importantes e acontecimentos marcantes.
2º dia - 04/04:
No primeiro momento será disponibilizado aos alunos um tempo para que os mesmos possam terminar de construir a capa de seus cadernos da oficina.Após este momento será proposto que os alunos construam animações através dos desenhos e para isso será assistido um vídeo como forma de tutorial para auxiliar. Ideia de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wv3evQJUuC8
Será conversado com os alunos sobre essa técnica de animação e haverá o registro no caderno da oficina.Técnica de animação:A técnica do desenho animado:Consiste de uma série de desenhos feitos em papel, e criados usando um registro para que todos eles fiquem alinhados tanto no momento de sua criação quanto no momento de sua fotografia final.Os alunos deverão mostrar aos colegas as suas animações.Por último e havendo tempo, será passado aos alunos um vídeo sobre a história do cinema e o mesmo será problematizado com interferências das professoras.https://www.youtube.com/watch?v=XTCqLzI4n80

1º dia - 28/03:
O primeiro encontro da oficina contou com a participação de todos os alunos inscritos. As professoras iniciaram com uma conversa sobre o que os alunos esperam desta oficina, questionando o que eles pensam que seria estudado na mesma. Os estudantes se engajaram na proposta, até mesmo sugerindo atividades que possam ser realizadas durante a oficina.
Em um segundo momento as professoras apresentaram a oficina para os alunos, expondo as suas propostas. Foi colocado que nesta oficina será trabalhado o surgimento do cinema e seus primeiros filmes no mundo, assim como os tipos de filmes. Ainda foi trazido aos alunos que a ideia para a mostra da oficina serão os filmes produzidos pelos próprios alunos e que os mesmos poderão escolher as técnicas utilizadas na produção desses filmes. Os alunos se apresentaram ansiosos com os próximos encontros.
No outro momento da aula as professoras passaram um filme e contextualizaram o mesmo, informando que este seria um marco histórico, visto que determina o início do cinema no mundo. Os alunos também confeccionaram o caderno da oficina, onde puderam fazer uma capa para o mesmo.
Por último, foi entregue aos alunos um pequeno texto sobre os irmão Lumiére, produtores dos primeiro filmes. Os alunos fizeram a leitura e as professoras problematizaram o conteúdo da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário